Motor de Popa: História, desenvolvimentos e jet bomba

História e desenvolvimentos
O primeiro motor de popa conhecido foi uma pequena unidade elétrica de 5 quilogramas
projetada por volta de 1870 por Gustave Trouvé , e patenteada em maio de 1880 (Patente N °
136.560). Mais tarde, cerca de 25 motores de popa movidos a gasolina podem ter sido
produzidos em 1896 pela American Motors Co – mas nenhum desses dois esforços pioneiros
parece ter tido muito impacto.
O motor de popa Waterman parece ser o primeiro motor de popa movido a gasolina oferecido
para venda em números significativos. Desenvolvido por Cameron Waterman, um jovem
estudante de Engenharia de Yale, foi desenvolvido a partir de 1903, com um pedido de
patente depositado em 1905 A partir de 1906, a empresa passou a fazer milhares de suas
unidades “Porto-Motor” reivindicando 25.000 vendas em 1914.
Yamaha motores de popa vendas
A firma de motor de
barco interno da Caille Motor Company de Detroit foi fundamental na fabricação do cilindro e
dos motores.
Jet bomba
A propulsão a jato está disponível como opção na maioria dos motores de popa. Embora
menos eficientes do que uma hélice aberta, eles são particularmente úteis em aplicações onde
a capacidade de operar em águas muito rasas é importante. Eles também eliminam os perigos
de laceração de uma hélice aberta.